January 26, 2017

February 28, 2016

Please reload

Postagem recente

Eu fugi, mas o mundo acadêmico me pegou

January 25, 2017

1/2
Please reload

Postagem em destaque

O egocentrismo de cada homem

August 10, 2015

O egocentrismo é um dos grandes problemas dos seres humanos. Julgamos o mundo a partir do nosso modo de ser, agir, fazer e pensar. Acreditamos que o que mais se assemelha a nós é a forma mais correta de ser.

 

Ignoramos, assim, todas as outras formas diversas de existir. Ignoramos que a diversidade é o que faz os seres humanos autênticos e livres. Não conseguimos enxergar que a grandeza do mundo está nessa diversidade.

 

O diferente é tudo aquilo que não é você. Cada ser humano é um infinito de potencial, mistérios e

também limitações que são como elas são, não como nós gostaríamos que fossem.

 

Chegamos a esquecer que somos apenas um entre bilhões na terra e que o mundo não gira em torno da gente e nunca irá girar.

 

Com essa ignorância para observar o diverso, nasce um grande câncer social: o preconceito.

 

O preconceito é o julgamento do outro através de conceitos prévios que temos sobre o mundo. Julgamos o outro como estranho, feio, menor, ruim, etc. São muitas as formas de preconceito na sociedade e maior ainda é a dificuldade de vê-los.

 

Colocamos valores às coisas e para tirá-los é ainda mais difícil. A maior parte dos seres humanos não se admitem como preconceitos, mas colocam valor nas coisas e nos modos de ser, agir e pensar. Até mesmo admitem que o preconceito existe, mas não neles.

 

Dificilmente alguém se assume egocêntrico e preconceituoso e mais difícil ainda é tentar corrigir. Até mesmo o antirracismo precisa deixar o egocentrismo, pois muitas vezes se utiliza das mesmas ferramentas do próprio racismo: julgamento ao outro, desprezo.

 

Apoio a política construcionista, na qual mostra que a barreira para vencer o preconceito não é julgando e excluindo as pessoas, mas sim buscando educa-las.

 

A melhor forma para corrigir o egocentrismo é observando e buscando entender o mundo e a diversidade, não julgando. É buscando aprender a cada dia e admitindo que o nosso pensamento é limitado e só por isso temos sempre algo a aprender.

Please reload

Siga-me

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square

© 2015 por  CARLOS GUERRA JÚNIOR Humildemente criado com Wix.com