Formação Acadêmica

Eu sou atualmente aluno do Doutorado em Ciências de Comunicação na Universidade de Coimbra, mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Fanor, graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado também em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Abaixo relato como foram importantes essas experiências acadêmicas e disponibilizo para download os trabalhos para obteção dos diplomas.

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Em curso na Universidade de Coimbra desde novembro de 2014. Previsão de término em 2018

A Universidade de Coimbra faz parte do patrimônio mundial da humanidade. Essa lista elaborada pela Unesco define um local como de importância cultural ou física para o mundo. São apenas cinco universidades em todo o mundo que estão inclusas. Por isso, essa instituição detém uma importância histórica na educação mundial que justificam a indicação dessa instituição para o desenvolvimento do doutorado em Ciências da Comunicação. 

 

O trabalho investigativo do doutorando tem como objetivo principal analisar a utilização do rap como ferramenta de ativismo político nos países da Lusofonia, espaço formado por Brasil, Portugal e os Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

 

 

 

 

Mestrado em Comunicação e Jornalismo

Cursado entre 2012 e 2014 na Universidade de Coimbra

O mestrado em Comunicação e Jornalismo procura responder às necessidades de formação no domínio do jornalismo e da comunicação que se colocam no quadro de um aprofundamento e especialização dos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação.

 

O trabalho final estuda a relação do movimento hip hop e a principal emissora de televisão do Brasil. Por ser um movimento essencialmente negro, vários rappers não aceitam convites da Rede Globo de Televisão. A justificativa é de que a emissora semeou o racismo ao longo da sua história e não caberia ao movimento contribuir com essa emissora.

 

O trabalho se aprofunda em temas como racismo e o papel da mídia neste debate. Ao final, apresenta as versões dos rappers MC Marechal e GOG, que mostram aversão a principal emissora de televisão do país.

MBA em Administração e Marketing Esportivo

Cursado entre 2011 e 2012 na Fanor

O curso tem como foco principal a capacitação do profissional com instrumentos de gestão e estratégias de marketing direcionadas para o cenário esportivo.

 

O trabalho final tem como objetivo relatar a influência do alemão Horst Dassler no processo de profissionalização do esporte. O artigo historia as ações do empresário, que contribuíram para emergir o mercado que atualmente é conhecido como marketing esportivo. O trabalho aborda o perfil profissional dele, como proprietário da Adidas e executivo do marketing esportivo. Através da bibliografia que faz referência ao tema, o artigo relata sobre a parceria de Horst com o inglês Patrick Nally, que é fundador da primeira empresa de marketing esportivo e o posterior rompimento deles, que fez o alemão fundar a companhia ISL. 

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Cursado entre 2010 e 2012 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O curso de jornalismo tem como objetivo formar profissionais que desenvolvam a comunicação como prática social, utilizando-se da reflexão teórica da criatividade e do espírito crítico. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é considerada a melhor universidade do Norte e Nordeste do Brasil, segundo critérios do Ministério da Educação (MEC).


O trabalho final é uma revista esportiva experimental, abordando sobre o esporte na cidade de Assú, município com 53.245 habitantes e localizada a 207 km de Natal, da capital do Rio Grande do Norte. O objetivo é provar que é possível fazer jornalismo esportivo especializado em pequenos centros.

Graduação em Comunicação Social - Radialismo

Cursado entre 2006 e 2010 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O curso de Radialismo tem como objetivo formar um profissional preparado não só tecnicamente, mas também com pleno conhecimento da realidade sócio-política e cultural que o cerca, com capacidade de análise crítica referente aos conteúdos produzidos e veiculados pelos meios de comunicação, com flexibilidade para se manter em constante reciclagem para acompanhar as demandas sociais e com o domínio dos gêneros e linguagem da produção audiovisual.


O trabalho final foi uma investigação sobre o papel dos veículos de comunicação para o reconhecimento de atletas. O título inicia com a pergunta: "Os meios de comunicação aumentam o reconhecimento dos atletas?". O trabalho mostra a história do esporte, a divulgação de atletas que tiveram incentivo da mídia e também aos que de alguma forma mostraram resistência. Ao final, é feito uma pesquisa para saber quais são os atletas mais reconhecidos pelo público, atletas e jornalistas no Rio Grande do Norte, para analisar os motivos desse reconhecimento.

© 2015 por  CARLOS GUERRA JÚNIOR Humildemente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now